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COACHING

O QUE É ?

 

Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.

BENEFÍCIOS

 

Ao indivíduo: gera crescimento pessoal e profissional; melhora os relacionamentos e amplia a capacidade de resolver conflitos
Ao empregador: amplia desempenho dos negócios; melhora o relacionamento com os clientes e resulta em colaboradores mais comprometidos
Ao colaborador: aumenta capacidade de gerenciar o tempo, 
reduz o nível de estresse no ambiente e melhora o trabalho em equipe.

Coaching também é:

  • A arte de aumentar a performance dos outros.

  • O processo de evocar excelência nas pessoas.

  • Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.

  • O processo que potencializa o poder pessoal.

  • O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores,metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.

  • Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.

O QUE NÃO É COACHING

 

Coaching não é terapia

O Coaching não deve ser confundido com terapia porque não trabalha com pessoas disfuncionais ou com diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais. No entanto, cabe lembrar que, embora o coaching não seja terapia, ele incorpora entre suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da Psicologia Positiva e Cognitiva que se alinham com seus objetivos e sua filosofia.

O coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como toda a ciência administrativa de negócios, processos e liderança.

 

Coaching não é consultoria, mentoring e aconselhamento

O coaching é, por vezes, comparado a aconselhamento, mentoring ou consultoria, mas essa é uma noção equivocada. Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções. Já o mentor costuma ser um funcionário mais velho, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários mais jovens, em uma relação semelhante à de mestre e discípulo.

 

O aconselhamento (ou counseling) designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar. O coach, por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo — o coaching — embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee a encontrar e a implementar suas próprias soluções.

Coaching não é autoajuda

 

No coaching, conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso aparecem com frequência. Como esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda, há quem confunda uma prática com a outra. Contudo, essa relação não existe. Veja por quê:

O que comumente chamamos de autoajuda não constitui um corpo consolidado e  cientificamente validado de conhecimento e prática. O rótulo de “autoajuda” costuma ser aplicado a autores com diferentes backgrounds e formação, que desenvolvem suas próprias  fórmulas por meio das quais, supostamente, os indivíduos irão atingir determinados fins – por exemplo: enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz, viver melhor etc.

 

O coaching, ao contrário, possui um corpo consolidado e cientificamente validado de  conhecimento e prática.

O coaching não utiliza “fórmulas” – utiliza metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas.

O coach não promete resultados milagrosos. Ele desafia o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial – e, ao fazer isso, o coachee atinge resultados que podem até mesmo superar suas próprias expectativas.

AS 7 REGRAS DE OURO DO COACH

1. Aplicar o coaching com ética, integridade e honestidade.

2. Zelar pela credibilidade do coaching.

3. Sempre oferecer sigilo ao cliente e ater-se ao princípio do não julgamento.

4. Investir no autodesenvolvimento para buscar a excelência.

5. Manter uma conduta ética tanto na vida pessoal quanto profissional.

6. Formar uma parceria de resultados com o cliente.

7. Contribuir para a melhoria de indivíduos, times e empresas.

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PSICÓLOGA E COACH RAQUEL GONZÁLEZ

Royals Coaching & Psicologia

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raquel.coach@hotmail.com

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