COACHING
O QUE É ?
Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee). O processo de coaching leva o cliente a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.
BENEFÍCIOS
Ao indivíduo: gera crescimento pessoal e profissional; melhora os relacionamentos e amplia a capacidade de resolver conflitos
Ao empregador: amplia desempenho dos negócios; melhora o relacionamento com os clientes e resulta em colaboradores mais comprometidos
Ao colaborador: aumenta capacidade de gerenciar o tempo,
reduz o nível de estresse no ambiente e melhora o trabalho em equipe.

Coaching também é:
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A arte de aumentar a performance dos outros.
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O processo de evocar excelência nas pessoas.
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Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.
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O processo que potencializa o poder pessoal.
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O processo que utiliza uma metodologia que gera conversações efetivas, identificação e reformulação de valores,metas e busca de soluções eficazes e transformadoras.
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Uma competência de gestão e gerenciamento de pessoas, indispensável para executivos e líderes.
O QUE NÃO É COACHING
Coaching não é terapia
O Coaching não deve ser confundido com terapia porque não trabalha com pessoas disfuncionais ou com diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais. No entanto, cabe lembrar que, embora o coaching não seja terapia, ele incorpora entre suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da Psicologia Positiva e Cognitiva que se alinham com seus objetivos e sua filosofia.
O coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como toda a ciência administrativa de negócios, processos e liderança.
Coaching não é consultoria, mentoring e aconselhamento
O coaching é, por vezes, comparado a aconselhamento, mentoring ou consultoria, mas essa é uma noção equivocada. Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções. Já o mentor costuma ser um funcionário mais velho, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários mais jovens, em uma relação semelhante à de mestre e discípulo.
O aconselhamento (ou counseling) designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar. O coach, por sua vez, não dá conselhos, não fornece suas próprias soluções ao coachee e nem estabelece com o cliente uma relação de mentor. O coach desenvolve um processo — o coaching — embasado em metodologias e técnicas específicas e validadas, que leva o coachee a encontrar e a implementar suas próprias soluções.
Coaching não é autoajuda
No coaching, conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida e sucesso aparecem com frequência. Como esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda, há quem confunda uma prática com a outra. Contudo, essa relação não existe. Veja por quê:
O que comumente chamamos de autoajuda não constitui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática. O rótulo de “autoajuda” costuma ser aplicado a autores com diferentes backgrounds e formação, que desenvolvem suas próprias fórmulas por meio das quais, supostamente, os indivíduos irão atingir determinados fins – por exemplo: enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz, viver melhor etc.
O coaching, ao contrário, possui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática.
O coaching não utiliza “fórmulas” – utiliza metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas.
O coach não promete resultados milagrosos. Ele desafia o cliente a descobrir e a utilizar ao máximo o seu potencial – e, ao fazer isso, o coachee atinge resultados que podem até mesmo superar suas próprias expectativas.
AS 7 REGRAS DE OURO DO COACH
1. Aplicar o coaching com ética, integridade e honestidade.
2. Zelar pela credibilidade do coaching.
3. Sempre oferecer sigilo ao cliente e ater-se ao princípio do não julgamento.
4. Investir no autodesenvolvimento para buscar a excelência.
5. Manter uma conduta ética tanto na vida pessoal quanto profissional.
6. Formar uma parceria de resultados com o cliente.
7. Contribuir para a melhoria de indivíduos, times e empresas.